Roma, com sua riqueza histórica e beleza inigualável, tem servido de pano de fundo para algumas das mais memoráveis obras cinematográficas ao longo dos anos. De intrigantes tramas de suspense a profundas jornadas de autoconhecimento, passando por épicos históricos que nos transportam no tempo, a Cidade Eterna oferece um cenário tão diverso quanto os filmes que nela foram ambientados. Neste post, embarcaremos numa viagem cinematográfica que nos levará desde os deslumbrantes palacetes e ruelas misteriosas que serviram de cenário para "O Talentoso Ripley", até os locais sagrados e antigos onde "Anjos e Demônios" desenrola sua trama envolvente. Exploraremos como "Comer, Rezar, Amar" captura a essência da busca por amor, comida e espiritualidade; mergulharemos na ação e aventura de "Spectre", um dos filmes mais eletrizantes da saga James Bond; e por fim, sentiremos a areia da arena sob nossos pés em "Gladiador", um retorno às raízes do império romano. Prepare-se para uma exploração cinematográfica que promete reacender a chama da paixão por Roma, através de cinco filmes que, cada um à sua maneira, capturam a essência eterna da Cidade Eterna.
Um jovem viaja para Itália e começa a assumir a identidade do rapaz que ele foi buscar nos EUA.
Julia Roberts descobre o prazer da comida, o verdadeiro amor e o equilíbrio entre corpo e espírito neste filme de Ryan Murphy.
Uma mensagem enigmática do passado de Bond o leva a uma missão para identificar uma sinistra organização. Enquanto M enfrenta forças políticas para manter o serviço secreto em funcionamento, Bond investiga as várias camadas de mentiras para revelar a terrível verdade por trás da SPECTRE.
Na sequência de Ron Howard para O Código DaVinci, o especialista em simbologia Robert Langdon (Tom Hanks) segue pistas antigas numa caçada cheia de adrenalina por Roma para encontrar quatro Cardeais sequestrados pela mortal sociedade secreta dos Illuminati. Com a vida dos Cardeais correndo perigo, e com o Camerlengo (Ewan McGregor) desesperado por ajuda, Langdon embarca numa corrida desenfreada...
Vencedor de cinco Oscar®*, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator (Russel Crowe), GLADIADOR é uma ousada combinação de pura ação com uma trama extraordinária. O destemido Maximus é um honrado general romano de origem espanhola que tem sua família massacrada por recusar lealdade ao inescrupuloso Commodus, filho do imperador recémassassinado.
Uma história sui generis, exacta mas divertida, da criação de Roma e do seu Império, dos seus ditadores, imperadores e políticos que, já nessa altura, tinham comportamentos que parecem ser do nosso tempo. No seu estilo característico, o autor pegou na história douta e solene da Roma Antiga e transformou-a numa história para o grande público, uma história dos homens de ontem para os homens de hoje, simples, animada, polémica. Diz Montanelli: "Tudo aquilo que aqui conto, já foi contado. Espero apenas tê-lo feito de uma maneira mais simples e cordial, num estilo mais claro e facilmente aceitável para a grande massa dos leitores, através de uma série de retratos que iluminam os protagonistas com uma luz mais real. Se conseguir que alguns milhares de leitores, até aqui repelidos pelo academismo de quem lha contou antes de mim, se afeiçoem à história de Roma, considerar-me-ei um autor útil e afortunado".
Da lendária fundação de uma pobre vila, nas margens do Rio Tibre, aos longínquos domínios do Império e sua posterior derrocada, a história romana se escreveu entre mitos e desventuras, heroísmo e perfídia, humanismo e belicismo. Essa epopeia cujas marcas se irradiam pela civilização ocidental ganha contornos renovados neste instigante livro de Pierre Grimal. Latinista reconhecido, o historiador francês nos conduz pelos caminhos do Império com uma linguagem poética e precisa. Roma ressurge, assim, não só como potência política e militar de um mundo em constante conflito, mas também nas motivações filosóficas, artísticas ou religiosas dos homens que fizeram desta cidade a capital do mundo.